A cultura da Argentina é extremamente diversa, assim como são as características geográficas e os grupos étnicos do país. Boa parte da atual cultura argentina é influenciada pela imigração européia, mas os traços indígenas e africanos são latentes nas manifestações culturais da nação, mais especificamente na música e nas artes plásticas. As grandes cidades do país, como Buenos Aires, Rosário e Córdoba, abrigam construções com arquitetura colonial. Estes prédios convivem hoje com as modernas construções da Argentina moderna, combinando, assim, a beleza das construções da época de domínio espanhola, com a modernidade dos trade centers do século XXI.
- Cinema e Teatro
O cinema argentino conseguiu destaque internacional na década de 80, com filmes como “A história oficial” e “9 rainhas”. Entretanto, o mercado cinematográfico nacional é dominado pelos filmes de Hollywood. Mesmo assim, alguns filmes nacionais já obtiveram premiações de nível mundial, como o festival de Cannes, e a cidade de Mar Del Plata organiza um famoso Festival de premiações para a 7ª arte.
- Música
O ritmo musical mais conhecido da Argentina é o Tango, que ganhou espaço no cenário mundial na segunda metade do século XX. Este tipo de música criou grandes estrelas conhecidas internacionalmente, como Carlos Gardel,conhecido como o maior artista do tango argentino.
- Artes Plásticas
A cultura argentina tem uma rica história ligada às artes plásticas, intensificada após a independência do país no século XIX. Nesta época, artistas imigrantes da Europa, como Eduardo Schiaffino e Ernesto de La Córcova, tiveram uma intensa produção artística que foi deixada de herança para as gerações vindouras.
- Literatura
A história da literatura conheceu na Argentina um processo de desenvolvimento que nasceu das raízes espanholas e buscou formas de expessão nacional e popular e chegou a consolidação de grandes personalidades literárias de categoria Internacional. Na literatura, a cultura argentina produziu figuras como Jorge Luís Borges, Julio Cortazar e Ernesto Sabato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário